Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de julho de 2011

REEDIÇÃO - Postagens Antigas recorrentes

De volta alguns tema scitados em postagens anteriores .
 Reação de Metais Alcalinos com Água
 


Veja o comportamento dos metais Li, Na, K, Rb e Cs quando reagem com a água neste vídeo.





obs: Caesium = Césio (Cs)

Comentários sobre esta postagem
Veja alguns comentários da postagem:

Erica disse...
boa noite!!!
Seria possivel a formulação de uma explicação o pq dessas reações serem tão intensa, e em visão de perido da tabela em que estão localizados, o pq quanto maior o periodo mais intensa é a reação com a energia de ativação.
18 de agosto de 2009 15:24
Francisco Rocha Moura disse...
Olá Erica.
Não sei se posso te ajudar muito, pois é uma questão pouco abordada nos livros de Ensino Médio, ao qual trabalho. Contudo, pude encontrar uma explicação razoável no livro:
Lee, J. D. Química Inorgânica Não Tão Concisa. 5ª ed. Edgard Blucher 1999 p. 146.
Segundo o livro citado acima, a explicação estaria relacionada à cinética, pois à medida que aumenta o período, vai diminuido o ponto de fusão metal. O calor liberado durante a reação provoca a fusão do metal aumentando a superfície de contato a água, provocando aumento na velocidade da reação. Além disso, Rubídio e Césio possuem densidade maior que a água e afundam aumentando ainda mais o contato com a água.
Quanto às energias de ativação não encontrei fontes.
Um abraço.
29 de agosto de 2009 19:45
............................... disse...
Bom Dia, eu gostaria de saber mais sobre esses metais principalmente o que ocorre quando o frâncio entra em contato com água?
Um grande abraço.
Paula


11 de setembro de 2009 07:10
Francisco Rocha Moura disse...
Olá Paula.
O Frâncio é o elemento menos abundante da natureza e é muito intável. Seu isótopo mais abundante tem uma meia vida de apenas 22 minutos. Acredita-se que seu comportament se assemelhe a Rb e Cs.


"Não há aplicações comerciais para o frâncio devido a sua vida muito curta, também não é possível obter este elemento em quantidades comerciais significativas. [2][3][4][5][6] . Somente é usado em tarefas de investigação, tanto no campo da biologia como também no da estrutura atômica." (Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fr%C3%A2ncio)
2 de setembro de 2009 05:46
--------------------------------------------------------------------------------------------

Veja a Tabela periódica da Wikipédia. com explicações bem detalhadas sobre propriedades químicas e físicas de cada elemento químico: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tabela_peri%C3%B3dica

 Video interessante sobre a origem dos ELEMENTOS QUÍMICOS.




Nenhum comentário: